quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

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terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Venda que une e Venda que Desune



Venda que Une e Venda que Desune
   
         O termo Venda é largamente usado no mundo atual não apenas para quem é profissional da área.  Tudo é venda, a criança chorando por mamadeira é um tipo de argumento de venda, ou não é? Um adolescente clamando dinheiro para o pai, ou aquele presente, também precisa encontrar os meios mais adequados para se comunicar e conseguir o que quer. Numa paquera, cada um usa suas “armas” para conquistar, por exemplo, e isto também é Venda.

Há o ditado que diz que tudo é venda, por se tratar de um meio de comunicação para propor algo ao outro, ou para obter seu objetivo, ou ainda para beneficiar ao outro. Há ainda um caso de um amigo que tentou doar algo a um órgão público, e houve tanta burocracia que acabou por desistir. Isto também é venda. Ou melhor, uma tentativa, já que a venda não houve.

            O termo venda é muito amplo, e podemos aqui neste artigo dizer que a palavra venda, que vem do latim vendita, tem o sentido de doar algo em troca de outra coisa. Mais ainda, a venda como profissão, como trabalho temporário, esporádico ou não, é uma atividade que requer profissionalismo, e acima de tudo, amor pela arte.  

O Professor José Henrique de Souza, ilustre Filósofo e Pensador brasileiro, nos diz que o trabalho ou é baseado no amor, ou no sacrifício, como quem diz, quem faz o que ama é mais feliz. Há termos usados em livros de autoajuda como o ganha-ganha, e o ganha-perde, onde, em um acordo os dois lados ganham, ou apenas um, respectivamente.

O ganha-ganha diz bem do profissional que ama o que faz, e busca ser ético, correto, direito, e agregar valor ao mercado, ou seja, seu produto ou serviço faz algo de benéfico ao outro. O sistema ganha-perde é o contrário, é egoísta, e visa se dar bem às custas de outrem, ludibriando, ou sendo imoral, antiético. É óbvio que nos dias atuais só há um meio de vencer e se consolidar, é através da honestidade, do trabalho e da produção consciente do valor que está seu produto agregando, ou seja, quantas pessoas consegue favorecer. Pergunte-se: seu produto melhora a vida de quantas pessoas? E assim você terá a medida de seu sucesso.

Quero, com este breve prolegômeno, dizer que pretendo dar uma ideia um pouco além, ou seja, algo me ocorreu após muito tempo de observação como empreendedor, como professor, e como pesquisador e terapeuta (Practitioner) de PNL – Programação Neurolinguística – e de Programação Mental, ciências correlatas e Metafísica.

Há dois caminhos claros em qualquer profissão: a atividade que une e a que desune.

            Se pela lógica espiritualista tudo tende à união, ou seja, o Universo veio do Uno para as multiplicidades, e seu caminho é a volta, o caminho ao Pai (das religiões), ou seja, voltando ao Superior, à Divindade, ao Princípio Uno, chamem como achar melhor, pois este artigo não defende nenhuma religião em específico, mas apenas um raciocínio intuitivo, digamos assim, então as multiplicidades voltam infalivelmente ao Uno.

Os dois caminhos em qualquer atividade deve ser claro, devemos ter consciência de cada ação nossa no dia a dia, e nos perguntarmos: isso me aproxima mais de meus colegas, clientes, parceiros, criando um vínculo de respeito, onde cada um cumpre seu papel? Se a resposta for positiva, então podemos dizer que estamos nos unindo mais às pessoas, e fazendo nosso papel em uma sociedade que busca evoluir e crescer, ou seja, facilitando a vida das pessoas. Podemos concluir claramente que só há um caminho seguro para qualquer sucesso: ajudar honestamente muitas pessoas.

Voltando à Venda, quando um vendedor profissional sai para fazer seu trabalho, lhe é ensinado erroneamente que ele deve vender. Erroneamente, porque em verdade, a Venda já existe antes, se souber ele se coligar com seus clientes. Não se trata apenas de criar empatia egoisticamente, entender e estudar o perfil do cliente, suas necessidades e interesses, e tudo o que sabemos que um bom profissional de vendas faz, ou deveria fazer, porém sem egoísmo. Estou me referindo à União, em seu sentido mais profundo. Pesquise sobre o ho’oponopono, e entenderão um pouco mais do que estou falando, ou seja, tudo o que está fora de mim é apenas um reflexo do que tenho em meu mundo interno. Há testes que comprovam que o que você faz mentalmente se reflete em seu mundo exterior. Um praticante de artes marciais que treina a mente tem melhores resultados do que aquele que só treina o físico. O vendedor do novo milênio deve atentar-se para seu mundo interno e terá melhores resultados externos.

O vendedor que faz a pós-venda com o conceito de que somos de fato todos um sabe que seu cliente não é seu adversário, é seu parceiro, e ele existe dentro do vendedor antes de existir fora, algo como o que a PNL pressupõe: “a resposta que você obtém é reflexo da sua comunicação”. E sua comunicação é reflexo de seu mapa interno de mundo, como você enxerga, sente, ouve, e cria seu mundo em sua mente, em seu sistema nervoso ou neurológico. Ele é feio ou bonito? A venda flui fácil ou é trabalhosa? Tudo isso é sua criação mental e emocional, pois você vai atrair o que sua mente vibra, o que ela foca. Trabalhe seus padrões internos, e seu mundo muda automaticamente, como podemos ver no Livro “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker.

No pós-venda, achamos que devemos apenas acompanhar e prestar uma assessoria, porém, se fizermos algo um pouco além, estaremos criando vínculos eternos com o cliente, que por vezes preferirá pagar até mais caro e ficar com você, pois você o vê como parceiro, e não como oponente, e o chama para seu mundo, assim como você deve entrar no mundo dele. Isso são uma união maior e vínculos mais duradouros, além de muito mais saudáveis e lucrativos. O mais interessante é ser lucrativo para os dois lados, e fortalecendo o laço que une o cliente e o vendedor ou empresa. O ideal é criar amizades verdadeiras, o que de fato raramente ocorre. Mas para esse grau de conexão ocorra, é preciso haver intenção pura e verdadeira.

Quando o Vendedor sair para fazer seus contatos com isso em mente, o resultado será extraordinário, pois conseguirá muito mais que uma venda, um lucro a mais, ele conseguirá expandir seu mundo. E isso não para nunca, não tem fim. O Vendedor que busca união verdadeira, uma profunda conexão, não tem nada a ver com o vendedor da era passada que visa apenas lucros egoístas.

Então, você está pronto para ser um Vendedor ou Empreendedor da Nova Era?

Rogério Turgante
Practitioner em PNL/ Programação Mental.
Instrutor, Consultor e Terapeuta.

35.9153.1414 – Tim MG. Skype: prof.turgante