segunda-feira, 17 de novembro de 2014

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O Estado de Excelência

O Estado de Excelência


“A aquisição da verdade é o mais elevado dos ideais humanos”.
Professor Henrique José de Souza,
fundador da SBE – Sociedade Brasileira de Eubiose


A meta suprema do Homem deve ser aquela que não apenas o transforme, mas também o faça atingir sua auto-superação, e assim, segundo a PNL (Programação Neurolinguística), atingir o Estado de Excelência. Portanto, só há um meio seguro de se superar  rotineiramente: é olhando para dentro.

Olhando para fora, raramente encontramos um caminho seguro, pois há muitas ilusões, muitos desvios que parecem levar a algum lugar, e acaba por nos deixar ao deus-dará. De nada vale seguir mestres lá fora, pois o verdadeiro Mestre está bem aí, dentro de você.  Acredite. Tudo o que é externo só será útil se nos ajudar em nossa busca Real, a Verdade Interior: Sua Sabedoria Interna. É possível se conectar com ela. Não só é possível, é crucial que o façamos, é urgente, inclusive!

Para termos algum valor, precisamos nos doar de fato, assumir responsabilidades maiores, ou buscar alcançá-las. Aí então agregaremos valor aos nossos dias, ao nosso trabalho, nossa missão. Por exemplo, se quer atingir o nível da presidência de uma grande empresa, é preciso que estude, trabalhe, se dedique, faça por merecer, com ética, com amor ao seu trabalho e cumprindo bem seu dever sempre. O caminho do sucesso é seguro para os que dão um passo por vez. Saiba, por outro lado, que a cada passo, há mais responsabilidades, consequentemente, maior deve ser seu grau de amor, de humildade, de respeito, de lisura, de ética, há de se burilar para que de fato brilhe cada vez mais.

Nenhum diamante brilha quando encontrado em estado bruto na natureza. E, às vezes, este trabalho de se auto-burilar é um sacrifício, e pode doer, um pouco. Não que deva, mas dói porque ainda achamos que crescer deve doer. Associamos o esforço, o sacrifício, o fazer um pouco mais, assumir responsabilidades, etc. com a dor, com algo desagradável. Não é, nem precisa ser. O verdadeiro campeão é aquele que aprende desde cedo que quanto mais se trabalhar interiormente mais brilha exteriormente.

Aprende que sacrifício é um sacro-ofício: se você ama o que você faz, nenhum peso, nenhum obstáculo será suficiente para deter você. Se algo te fez desistir, se você parou e mudou de rumo, então talvez você não estivesse verdadeiramente em seu caminho, ou não era a hora ainda. Já está pronto agora? Não tem nenhum problema também se não estiver. Tudo tem sua hora.

O verdadeiro realizador é aquele que sabe qual é sua missão, e esta tem a ver com princípios e ética superiores. Ele faz seu trabalho por amor, por verdadeira paixão pelo seu sacro-ofício, e nem mede esforços, de verdade. Não fica medindo. Apenas arranca, e vai. Segue em frente, e não almeja chegar lá só por chegar lá, ou por quaisquer outros motivos exteriores. Ele segue sua paixão, e cumpre seu dever, simples assim. Ele é, ele faz, ele segue. Não dá ouvidos aos outros. Mas tudo isso, porque ouve seu clamor interno. Sua Voz de sua Sabedoria Interior.  

Vejam como é simples: assumir suas responsabilidades no mundo social, em sua profissão, com amor e desapego, apenas pelo amor de cumprir seu dever bem.
Isso parte de dentro para fora, de dentro de você, quando chegar a perceber qual é seu caminho, então nada mais pode deter você.  Torna-se um Servo de seu Dever, Amante de Sacrifícios em prol dos outros. Coloque isso como sua meta suprema. Este ponto é o Estado de Excelência que um dia todos devemos alcançar. Eu sei, é preciso ter muita coragem.  Mas também sei de uma coisa: ela está aí, dentro de você, jamais fora. Desperte-a!

Rogério Turgante

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A Importância das Palavras

A Importância das Palavras Mágicas

As palavras têm grande importância na Comunicação falada ou escrita. Na comunicação é imprescindível saber fazer bom uso delas. De fato, também é verdade que as palavras não são tudo, pois ao nos comunicar usamos gestos, movimentos, fisionomias, e intuições, etc.
O uso das palavras tem papel fundamental para a comunicação, pois quem usa a palavra escrita ou falada precisa saber escolher bem. A dica de hoje da PNL (Programação Neurolinguística) são os grupos de palavras usadas por pessoas que têm o canal visual, auditivo, cinestésico ou inespecífico como dominante.
Assim, vejamos os grupos de palavras abaixo:
Visual: apagar, acender, bonito, brilhante, cor, colorido, cristalina, flash, foto, horizonte, iluminar, imagem, obstáculo, perspectiva, ponto de vista, revelar, visualizar, etc.
Auditivo: anunciar, cantar, ecoar, estalo, harmonia, melodioso, murmúrio, ouvir, perguntar, ritmo, sintonia, soar, sonoro, sussurrar, tom, volume, melodia, etc.
Cinestésico: aconchegante, confortável, seguro, aquecer, bloqueio, doce, amargo, cheira mal, gosto, leve, olfato, pegar, perfume, pesar, peso, carregar, resistir, sentir, pressentir, suavidade, toque, umidade, temperatura, etc.
Inespecíficas: aprender, captar, detalhe, distrair, entender, estimulante, estudos, intuição, orientação, pensamento, pensar, perceber, relacionar, associar, resolver, saída, ideia, etc.
As pessoas usam diferentes palavras quando se comunicam. Assim, se pedir para pessoas diferentes descrever como foi um bom atendimento de um funcionário, por exemplo, as pessoas predominantemente visuais podem dizer que o atendimento foi belo; os auditivos podem dizer que o atendimento foi harmônico; e os cinestésicos podem dizer que se sentiram seguro.
Como exercício, comece a observar as palavras que as pessoas usam, as pessoas com quem convive diariamente, colegas de trabalho, clientes, etc. Use as do mesmo grupo, e entrará em sintonia com o interlocutor, criará uma empatia mais forte, influenciará mais, pois o outro vai te enxergar como alguém que fala a mesma língua que ela.

Pense nisso, e pratique.

Dúvidas? 
Escreva-me, contate-me:
Rogério Turgante
Practitioner, Palestrante, Instrutor e Consultor de PNL.
Atendimento por Skype: prof.turgante


Você tem Constância?

Você tem Constância?
Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”.
Confúcio

Hoje eu gostaria de comentar sobre o assunto “constância”. Você tem constância em seus resultados? Se você é estudante, tem sempre excelentes notas? Se você é profissional, seja empregado de uma empresa pequena ou grande, você sempre obtém excelentes resultados de suas atividades? E se você é profissional liberal ou empresário, seus resultados são sempre excelentes?
Como se consegue obter sempre os mesmos resultados se o mercado é instável? “Como” é, de fato, a grande pergunta da PNL, porque intrinsicamente os resultados têm mais a ver com seus padrões internos que com os fatores externos. Não estou dizendo que as circunstâncias exteriores não contam, mas estou reforçando a ideia de que, se você obtiver padrões de crenças fortes e impulsionadoras, um aparato interno bem estruturado, nada pode te abalar, e eu digo nada mesmo. O mundo exterior pode estar um caos, e o seu pode estar inabalável se (e apenas se) você construir uma estrutura de padrões internos fortes. O que segura o mundo fora é a estrutura interna.
Agora, talvez você queira me perguntar: mas como se consegue fortalecer sua estrutura interior tão bem? Percebam que isso não é um trabalho tão fácil, embora seja simples. Acima de tudo, você precisa estar sempre alinhado com seus valores, com seus princípios, com um grau de ética excelente, sempre fazendo seu trabalho com muito amor, muito amor, e muito amor. Este é o primeiro passo.
Tudo começa dentro de você, portanto, o que eu sempre indico é:  olhe para dentro de você, perceba o que ocorre aí dentro, ouça sua Voz Interior, perceba suas sensações aí dentro. Talvez você precise fazer alguns acordos e resolver alguns conflitos: faça-o. Talvez você precise descobrir como fazer algo: descubra-o. Talvez você precise reforçar alguma estrutura, algum ponto específico: reforce-o.  Talvez ainda seja seguir alguma outra orientação, então pergunte aí dentro de você, e a resposta virá. Ela sempre vem.
Tudo vem de dentro para fora, e se você procurar, você vai achar. Tenha a constância de sempre fazer o que está alinhado com seus valores e princípios internos, pois isso o conecta com sua Sabedoria Interior, e ela só pode fazer o bem.  Certamente a resposta para a constância é sempre: faça tudo com muito amor, com muita paixão, pois isso nunca cansa.  O amor nunca cansa, é a energia que constrói universos, do micro ao macro, em todas as dimensões. Leia bons livros de PNL para reforçar suas estruturas e padrões, participe de cursos, fale comigo se precisar.
Escreva-me, quero saber como posso colaborar com você.
Seja firme, tenha garra, tenha paixão pelo seu trabalho, sua vida, seus obstáculos, pois eles são nossos mestres momentâneos, embora não pareça, às vezes!


Grande abraço e muito sucesso!
Rogério Turgante
Practitioner, Palestrante, Instrutor e Consultor de PNL

Atendimento por Skype: prof.turgante